Aprenda tudo sobre troca de piso sobre piso
20 de junho de 2022Como fazer a troca de piso?
Saber trocar o piso pode lhe trazer um ótimo retorno, servindo como um extra aos fins de semana. E, para quem deseja economizar com reforma, o piso sobre piso pode ser facilmente aplicado em casa.
Passo a passo do piso sobre piso
Para que possa dar inicio ao procedimento, você irá conferir a seguir o passo a passo para fazer a troca de piso com a técnica sobre piso.
1 – Limpe o piso
Antes de iniciar o procedimento, é preciso que o piso que será encoberto pelo novo modelo seja totalmente limpo, verificando se existem peças soltas, ocas e estufadas.
Isso evita problemas futuros, além de facilitar a colocação da nova peça.
2 – Faça a marcação
Após a limpeza, é preciso fazer a marcação de cada uma das novas placas que serão utilizadas no piso sobre piso.
Isso deve ser feito antes de aplicar a argamassa, já que é dessa maneira que irá conferir os para cantos e ter uma ideia geral de como será o resultado final.
3 – Aplique a argamassa
Com a marcação feita, é hora de aplica a argamassa para “colar” o novo piso no chão.
Para isso, prepare o material, seguindo todas as orientações do fabricante. Agora remova o engobe da parte de trás da peça que será colada no chão.
Agora, aplique o produto tanto sobre piso antigo quanto no verso do novo. Assim você irá garantir uma maior aderência nas peças.
Uma dica interessante é que, quando assentar o piso, você pode utilizar o sistema de borrões. Esse consiste em aplicar a argamassa nas extremidades e no centro da peça. Quando essa for posicionada, ela não irá se movimentar e também irá evitar que as placas descolem no futuro.
4 – Limpe as novas placas
Após colocar todas as peças, faça a limpeza dessas com uma esponja úmida, para evitar manchas.
Cuidados com o piso sobre piso
Nem toda placa pode ser colocada com essa técnica. Antes de comprar seu piso novo, confira se ele se encaixa em um modelo da lista a seguir:
- Laminados;
- Vinílicos;
- Cimento queimado;
Outros modelos não são recomendados por diversos fatores como resistência, facilidade de aplicação, aderência, durabilidade, etc.
Agora é só aguardar secar
Ao terminar todos os passos a cima, basta aguardar secar e seu piso novo está pronto!
Trocar piso não é tão difícil, principalmente com a técnica de piso sobre piso. Entretanto, é preciso ter muita atenção e cuidado com este trabalho, para evitar alguns erros, como o desnivelamento de um piso para outro, e acidentes.
Seguindo os passos acima, a troca de piso será muito mais fácil!
Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!