post_thumbnail

Como decorar a sala com plantas sem ter trabalho

30 de setembro de 2021

A sala é, em geral, o maior ambiente da casa e é onde se concentram as visitas. Sendo assim, ela precisa transmitir uma sensação de aconchego e bem-estar. E uma ótima maneira de fazer isso é usando plantas. Porém, a partir daí surge uma dúvida bastante comum: como decorar a sala com plantas de forma prática? É isso que vamos explicar nos próximos tópicos.

Então, siga com a leitura até o final para descobrir a melhor forma de criar uma decoração verde e cheia de vida.

Como decorar a sala com plantas: princípios básicos

Nós sabemos que você está louco para começar a escolher espécies ou pensar em como combinar as plantas. Porém, antes de chegar nessa etapa, é preciso refletir sobre três pontos básicos que estão listados a seguir.

Analise o espaço

Verifique a sua sala. Isso inclui observar o pé-direito (que é a altura do piso ao teto), o formato do ambiente (se tem colunas, quinas etc.), o tamanho da área e os móveis que já estão no lugar. Essa análise detalhada vai facilitar sua vida no momento em que for escolher as plantas para a decoração.

Leve em conta o seu tempo disponível

Ter plantas em casa vai exigir que você dedique um tempo para cuidar do ambiente e da manutenção das espécies. Sendo assim, avalie se está com disponibilidade no momento.

Afinal, se a sua rotina for muito corrida, é bem provável que não consiga dedicar-se da maneira adequada. Assim, as plantas podem morrer, pegar fungos ou apenas transmitir um aspecto feio.

É claro que existem espécies que exigem menos atenção e, entender a sua rotina, também vai ajudar na hora de saber qual a melhor opção para você.

Verifique a iluminação

A iluminação é outro ponto chave para quem quer descobrir como decorar a sala com plantas. Isso porque todas as espécies precisam de luz natural, seja em maior ou menor quantidade. Então, fique atento às janelas, às varandas e a qualquer outro espaço iluminado.

Assim, na hora de montar a decoração, opte sempre pelos locais mais claros ou que recebam luz em algum momento do dia.

Como decorar a sala com plantas: detalhes essenciais

Depois de compreender os três pontos básicos que ensinamos, chegou o momento de colocar a “mão na massa”. Ou seja, de partir para a decoração propriamente dita.

Definição das espécies

A escolha das espécies vai depender muito das questões analisadas anteriormente. Porém, algumas plantas muito bonitas e usadas para decorar são:

  • samambaias;
  • orquídeas;
  • costela-de-adão;
  • jiboia;
  • suculentas;
  • cactos;

Plantas mais altas, como palmeiras, também ficam ótimas em espaços com um bom pé-direito.

Algo muito interessante na hora de decorar a sala com plantas é mesclar espécies terrestres com aquelas que ficam suspensas. Também fique atento à presença de animais e crianças no lugar, pois algumas plantas são venenosas, como é o caso da comigo-ninguém-pode.

Escolha dos vasos

Depois de definir as espécies, pense no vaso onde elas vão ficar. Eles devem conversar entre si. Dessa maneira, uma dica que damos é escolher recipientes da mesma cor, mas com formatos diferentes, ou vice-versa. Assim, você consegue criar uma harmonia melhor.

Análise da decoração

Por fim, as plantas e os vasos devem combinar com a decoração geral da sala. Então, se o local já é muito colorido, foque no verde das espécies e em vasos de tons neutros (bege, branco, preto, marrom).

Por outro lado, se o espaço for sóbrio, é possível brincar trazendo plantas com flores multicoloridas e recipientes com um visual mais marcante.

Bem, agora você já sabe como decorar a sala de forma simples e objetiva. Então, comece a trazer vida para a sua casa ou apartamento.

Gostou deste texto, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos!