Como escolher um bom pedreiro
13 de junho de 2022Como encontrar um bom pedreiro
Encontrar um pedreiro capacitado está longe de ser fácil. Apesar de algumas facilidades que possuímos na atualidade, como aplicativos que apresentam profissionais deste tipo de serviço e suas classificações, a busca por alguém para fazer uma pequena obra é penosa.
Isso por que existem diversos fatores a serem considerados. Quantas vezes já não escutamos histórias de um parente ou conhecido que contrataram um pedreiro “enrolão”, que demorava com o serviço e a reforma terminava muito tempo depois do previsto? Isso quando não havia “falhas” por diversos lugares.
Se você não conhece alguém que te contou uma história parecida, é por que passou por isso.
E quando olhamos para a cartela de profissionais capacitados, a lista, além de pequena, tem valores salgados que nos levam a pensar se não seria melhor contratar uma empreiteira.
Porém, é possível sim encontrar a pessoa certa para o sua demanda, com um preço justo e que tenha compromisso. Para isso, confira a lista de dicas a seguir:
Procure por referências diversas
Assim como seus familiares e conhecidos irão falar mal do trabalho de alguém, também falarão bem caso tenham sido bem atendidos. Quando estiver procurando por um pedreiro, pergunte a eles se não conseguem recomendar alguém de boa índole.
Além disso, é válido procurar o sindicato da categoria a fim de localizar um profissional de qualidade. Esta será uma prova concreta de que o trabalho da pessoa que estão lhe indicando é realmente bom.
Visite obras e avalie o currículo profissional
Ao entrar em contato com o pedreiro em questão, pergunte a ele se possui um currículo profissional. Além disso, não deixe de solicitar algumas fotos ou vídeos para verificar o resultado final do trabalho.
Pergunte, também, onde foi que ele realizou alguns trabalhos e vá conferir em pessoa, se possível. Assim você terá uma noção real se serviço dele é confiável, integro e de qualidade.
Leve em conta suas especialidades
Ninguém domina plenamente todas as áreas de um setor, e isso também vale para um pedreiro. Procure conhecer o forte da pessoa que está contratando, e sua experiência com determinada técnica ou cômodo da casa.
Pode ser interessante, também, contratar pessoas diferentes para diferentes etapas da obra.
Qualidade também é importante
Todos querem economizar com obras. Isso é um fato.
Entretanto, é preciso entender que a qualidade, neste caso, fala bem alto. Por isso, ao encontrar um bom pedreiro, tente negociar o valor até que ambas as partes estejam satisfeitas com o que for negociado.
Faça um contrato
Por mais que a palavra seja valiosa, formalizar um acordo é mais.
Para garantir que o pedreiro irá assumir a responsabilidade e cumprir os prazos, é importante que se faça a formalização da contratação.
O documento deve conter os valores, as datas, formas de pagamento, cláusulas referentes ao não cumprimento de ações, responsabilidades das partes e qualquer outro detalhe que pode vir causar uma dor de cabeça futura.
Agora você sabe como escolher um bom pedreiro
Ao colocar as dicas acima em prática, você irá garantir não apenas a contratação de um bom profissional, como também um caminhar tranquilo em direção à finalização de sua obra ou reforma, evitando problemas e diversas dores de cabeça.
Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!