post_thumbnail

Construção sustentável: o que significa e qual a importância

30 de setembro de 2021

Você já ouviu falar no conceito de sustentabilidade? Criado ainda na década de 1970, ele vem ganhando cada vez mais força no século XXI. Tanto que a expressão “construção sustentável” aparece com destaque em projetos desenvolvidos por arquitetos e engenheiros. Mas, afinal, como funciona esse tipo de construção e por que ela é assim tão necessária?

Essas questões serão explicadas de forma detalhada ao longo dos próximos tópicos. Então, siga com a leitura deste texto até o final para entender os principais aspectos ligados ao tema.

A construção sustentável e a sustentabilidade

Vamos voltar rapidamente no tempo para entender o que significa sustentabilidade. Esse conceito surgiu em 1972, durante uma conferência das Nações Unidas. Ele refere-se à utilização consciente dos recursos do planeta, de modo que as necessidades do presente não atrapalhem as necessidades do futuro.

Tendo isso em mente, uma construção sustentável segue esse preceito. A ideia dela é otimizar recursos, evitar desperdícios e minimizar impactos negativos, bem como a geração de resíduos.

Afinal, a construção civil gera impactos enormes no meio ambiente. Estima-se que ela seja responsável por até 50% dos resíduos sólidos de todo o mundo e consuma de 20% a 50% dos recurso naturais.

Sendo assim, é essencial a busca por novas estratégias que ressignifiquem os processos desse setor.

O funcionamento da construção sustentável

Fazer uma construção sustentável exige bastante estudo e alguns custos extras. Esses gastos, contudo, transformam-se em ganhos no futuro. Porém, na prática, quais ações de sustentabilidade podem ser adotadas nos projetos? Selecionamos três delas.

Concepção de um projeto que aproveite os recurso naturais

Na hora de pensar em um projeto de construção, você deve levar em conta questões como iluminação natural, sistema para reuso de água e energia solar. Esses são só alguns exemplos de aproveitamento dos recursos naturais que vão gerar uma economia enorme para o planeta.

Utilização de materiais de construção sustentáveis

Como já mencionamos, a construção civil responde por cerca de 50% de todos os resíduos produzidos no planeta. Isso ocorre, em grande parte, por conta dos materiais que são utilizados nos projetos.

Sendo assim, existem produtos que geram maior quantidade de lixo no momento da construção. Além, é claro, daqueles materiais que vão gerar resíduos na hora em que o local não tiver mais uso e precisar ser demolido.

Portanto, é indispensável buscar alternativas que gerem menos impacto em diferentes partes do processo. Alguns exemplos são:

  • lã de rocha: extraídas das pedras, reciclável e que funciona como um ótimo isolante térmico e na proteção contra incêndios;
  • vidro: podem ser 100% reciclados;
  • cortiça: extraída da casca de uma árvore que cresce em menos de 10 anos; é um material que pode ser reciclado, tem baixo consumo energético na produção e chega a durar até 50 anos;
  • drywall: são blocos de gesso moduláveis que podem ser fabricados com material reciclado, não deixam quase nenhum resíduos no terreno da construção e ainda podem ser reaproveitados;
  • madeira de demolição: retiradas de antigas construções, linhas ferroviárias ou até mesmo de postes de energia.

Compreensão de conceitos como Cradle to Cradle e economia circular

Economia circular e Cradle to Cradle são conceitos que se complementam. O primeiro refere-se a uma visão de processo que foge do sistema linear (produzir, usar e descartar) para um que valorize o reuso e a reciclagem.

O Cradle do Cradle (traduzido como “do berço ao berço”) tem essa mesma ideia só que de forma ainda mais forte. Esse conceito foi criado pelo arquiteto e designer William McDonough. Aqui, a ideia é que a concepção de todo produto deve ser feita levando em conta o começo e o fim do seu ciclo.

Assim, cada material deve voltar ou para o meio ambiente, em forma de nutrientes, ou para a indústria, como matéria-prima.

Tendo em mente esses dois conceitos e tudo o que explicamos ao longo do texto, dá para notar como a construção sustentável é necessária e possível de se colocar em prática.

Esperamos que este texto tenha esclarecido as suas dúvidas e ampliado sua visão de mundo.

Agora, compartilhe-o nas redes sociais com todos os seus amigos e colegas.