post_thumbnail

Imóvel na planta: vale a pena investir?

30 de maio de 2022

Investir em um imóvel na planta vale a pena?

Investir em algo que sequer podemos ver traz certa dúvida. Principalmente quando o patrimônio trata-se de uma casa, o sonho de muitas pessoas.

Enquanto que, para alguns, o imóvel na planta é viável e muito interessante, para outros, a insegurança os afasta deste tipo de transação, levando-os a algo mais concreto.

Para lhe ajudar a decidir se vale a pena, separamos as vantagens e desvantagens de imóveis na planta. Assim, ficará mais claro se essa é uma escolha interessante ao seus olhos.

Vantagens de um imóvel na planta

Facilidade de pagamento

Uma das maiores vantagens na hora de comprar uma casa desta modalidade é o pagamento do patrimônio.

Imóveis na planta contam com uma grande flexibilidade de negociação e parcelas muito mais confortáveis do que de uma residência já construída. Além disso, quem opta por financiar o imóvel ainda tem a possibilidade de escolher o valor que deseja dar de entrada e a divisão do parcelamento restante.

Casas modernas

Apartamentos e casas na planta vêm acompanhados das últimas tendências de configuração, além dos mais novos sistemas elétricos e hidráulicos que o mercado tem a oferecer, garantido facilidade e conforto durante todo o tempo de moradia.

Valorização 

Se, no futuro, você desejar vender o imóvel, este é um dos melhores investimentos. Isso por que o projeto na planta tem um valor muito abaixo de um já construído, o que faz com que ele apenas valorize ao longo dos anos.

Desvantagens de um imóvel na planta

Prazo de mudança

Um dos principais problemas do imóvel na planta é o prazo para mudança. Aguardar até a sua conclusão pode ser angustiante. Se você é alguém que precisa de uma casa com urgência, então este não é o melhor dos negócios.

Atrasos podem ocorrer.

Quem compra este tipo de patrimônio precisa estar ciente de que a obra pode atrasar, e que o atraso está previsto no contrato. Este tempo a mais de espera pode atrapalhar completamente seus planos, caso não sejam flexíveis.

Riscos de entrega

Essa é, sem dúvida, a maior preocupação daqueles que compram imóveis na planta.

Perguntas como “Quem garante que ficará pronto?” e “Será que vai estar tudo igual mesmo?” são comuns.

Por isso, antes de fechar negócio, pesquise muito bem à imobiliária responsável pelo imóvel, para que possa aguardar a entrega da casa sem se preocupar com estes detalhes. Além disso, verifique o contrato e, caso reste dúvidas, procurar um advogado imobiliário é extremamente recomendado.

Agora, você está pronto para decidir!

Como vimos ao longo do artigo, imóveis na planta possuem suas vantagens e desvantagens que estarão acompanhadas de sua aquisição.

Ponderar cada uma delas é crucial para ditar se está é uma compra válida ou não para você. Por isso, tome o seu tempo e pense muito bem sobre essa decisão!

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!