post_thumbnail

Manutenção da caixa d´água: o que você precisa saber?

4 de março de 2022

Como funciona o processo de manutenção da caixa d’água?

Como o nome sugere, essa é uma ação preventiva para avaliar as condições da sua caixa d’água e resolver pequenos problemas. Isso inclui limpeza da estrutura, remoção de ferrugem e de qualquer tipo de furo, checagem da impermeabilização e das tubulações diretamente conectadas à caixa. 

Para que todo esse processo seja feito de forma correta, é importante contratar empresas ou profissionais especializados no serviço. Assim, não tente realizar por conta própria a manutenção. 

Quando devo fazer a manutenção e por que ela é necessária

O ideal é que a manutenção da caixa d’água ocorra a cada seis vezes ou de forma anual. Assim, você consegue detectar qualquer problema logo de início, evitando grandes dores de cabeça. Porém, qual a necessidade de fazer essa revisão de forma constante?

Bem, a caixa d’água de um imóvel é bastante utilizada. Afinal, ela armazena a água usada para todas as atividades da casa. Inclusive, muitas vezes, essa é a água que vai para o filtro e que será consumida pela família. 

Sendo assim, quando não é feito o cuidado adequado, ela pode ser o recipiente perfeito para a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Isso pode causar desde dores de cabeça e vômitos até doenças graves como hepatite A e giardíase. 

Além do mais, com o tempo, a caixa pode apresentar rachaduras e furos, desencadeando uma grande infiltração. Aí, o transtorno para resolver será muito maior. Muitas vezes, haverá a necessidade de quebrar paredes, destelhar a casa etc. Em contrapartida, quando há manutenção, qualquer pequeno vazamento consegue ser localizado e eliminado. 

Como se preparar para o momento da manutenção da caixa d´água?

Além de entender a importância da manutenção da caixa d’água, é necessário que você tenha alguns cuidados antes de dar início ao serviço. O primeiro deles é com a reserva de água. Afinal, durante o período de assistência, não será possível utilizar a caixa. Então, lembre-se de fazer um estoque de água no dia anterior.    

No dia da manutenção, esvazie a maior parte da caixa e, em seguida, feche todos os registros hidráulicos, de modo a evitar que produtos químicos possam cair na tubulação e ir para os chuveiros ou as torneiras. Depois que todo o processo for finalizado, aguarde cerca de duas horas antes de voltar a encher e utilizar sua caixa d’água. 

Como deu para notar, são cuidados simples, mas que farão toda a diferença para que o momento do serviço seja mais tranquilo. 

Bem, esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje e que as informações aqui apresentadas o ajudem a ter uma caixa d’água funcional e sem problemas. Aproveite e compartilhe este texto com todos os seus amigos. Até mais!