post_thumbnail

Os 6 melhores materiais para construção sustentável

17 de janeiro de 2022

Materiais para construção sustentável: mais comuns

Ao longo dos próximos tópicos, selecionamos três materiais que talvez você nem saiba que são sustentáveis, mas que ajudam sim a preservar o meio ambiente.

Containers

Os containers dão uma estética moderna e urbana à construção. Essas estruturas são sustentáveis porque você pode adquiri-las por meio da reciclagem. Afinal, vários containers antigos são descartados por empresas de logística. Assim, além de ajudar o meio ambiente, você consegue chegar a uma economia financeira de até 30% na obra.

Lâmpadas de LED

As já tradicionais lâmpadas de LED podem ter uma durabilidade de até 15 anos. Além do mais sua economia energética chega a 80% em um imóvel. Ou seja, uma taxa muito superior a lâmpadas fluorescentes.

Argamassa de argila

A argamassa tradicional é resultado de uma mistura feita com base de cimento. Porém, existe uma argamassa completamente sustentável cujo material principal é a argila. Caso você duvide da eficiência desse produto, pode ficar tranquilo, pois ele possui várias vantagens. Entre elas podemos citar seu bom desempenho térmico e acústico e sua função isolante. Isso porque evita que umidade excessiva surja nas paredes.

Materiais para construção sustentável: opções diferenciadas

A seguir, selecionamos materiais incríveis, que fazem uso da tecnologia ou da reciclagem, e que você pode utilizar durante o andamento da obra da sua casa ou em trabalhos comerciais.

Telhado verde

O telhado verde tem diversas vantagens, tanto em termos estéticos, como sustentáveis. Isso porque os imóveis que fazem uso de um telhado desse gênero conseguem ter um bom isolamento térmico e acústico. Assim, reduz-se a necessidade de uso de ar condicionado, o que diminui o consumo energético. Além do mais, quando usado nas grandes metrópoles, ele ajuda a reduzir as ilhas de calor.

Vidro inteligente

O vidro inteligente, também chamado de vidro eletrocrômico, funciona usando a tecnologia para controlar a iluminação de um local. Por meio de um botão, você pode fazer ajustes na sua superfície, deixando-a mais ou menos transparente. Isso, consequentemente, resultará em uma absorção de calor maior ou menor. Esse processo, em termos práticos, chega a reduzir em 25% gastos com ventilação, iluminação e energia.

Replast

O Replast é um tijolo feito com restos de plástico retirados dos oceanos. Só por isso ele já teria um grande impacto positivo na sustentabilidade. No entanto, esse tijolo também não emite gás carbônico durante sua fabricação nem possui resíduos tóxicos.

Para ser usado na construção, não necessita de argamassa, cola nem qualquer outro material adesivo. Isso porque ele é moldado com formas variadas e possui encaixes específicos. Ou seja, um dos mais incríveis materiais para construção sustentável.

Bem, chegamos ao final do post de hoje. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo apresentado e utilize algumas das sugestões de materiais listados na próxima obra que fizer. Até mais.