Os problemas de pintar com cal
11 de maio de 2022Quais os problemas de pintar com cal
A tinta com cal é uma alternativa para aqueles que desejam fazer pequenos acertos na pintura de sua casa, por secar rápido e ter um resultado bom.
Porém, quando falamos sobre pinturas de parede como um todo, a tinta a base de cal não é uma das melhores apostas. Ainda que ela seja boa em cobrir falhas, é somente nesse aspecto que ela realmente se destaca.
Reunimos aqui os principais problemas causados por pintar com cal ou de tintas que tem esse componente como base, para que entenda que, em caso de reforma ou limpeza, a sua melhor compra será adquirir uma lata de uma boa marca.
Dificuldade de pegar na parede
Ao pintar com cal, a primeira impressão que se tem é que vai pegar fácil, mas não será bem assim.
Esse tipo de produto tem um grande problema com fixação, mesmo se a parede estiver em um tom mais claro ou for totalmente branca.
Enquanto que, geralmente, uma tinta de boa marca pede uma ou duas mãos, pintar com cal pode exigir que você tenha de passar até quatro vezes o pincel na parede para que a cor fique fixa e na tonalidade certa.
Falhas facilmente visíveis
A necessidade de passar até quatro mãos de tinta se mostra aparente nas primeiras horas. Ao secar, a tinta a base de cal deixa falhas visíveis, onde é possível enxergar a cor que foi encoberta na parede.
Ou seja, será necessário aplicar o produto mais vezes para alcançar o resultado desejado, fazendo com que toda a pintura demore ainda mais tempo para ser concluída.
Escorrimento
Mesmo utilizando de bons pinceis e fazendo todo o acabamento, algumas partes onde houve a necessidade de passar mais tinta podem apresentar um efeito de escorrimento, que fica principalmente visível onde estão as falhas causadas pela má fixação da tinta.
Sai fácil da parede
Ao pintar com cal é preciso estar ciente de que a tinta sai muito fácil da parede. Caso você encoste com a mão molhada na parede já seca, tem chances de sua mão sair suja com a cor da parede.
Logo, mesmo após todo o trabalho para conseguir um resultado mediano/bom, ainda existe o risco de que, ao passar um pano, uma bucha ou apenas encostar com algo molhado na parede, a tinta saia.
Se for pintar com cal, apenas cubra alguns pequenos pontos!
Como vimos ao longo do artigo, pintar com cal e com tintas a base de cal trás grandes problemas que são facilmente identificados, principalmente em longo prazo.
Caso venha fazer uma reforma ou apenas queira dar uma cara nova a sal casa, procure sempre adquirir tinta de boa marca, para evitar os problemas citados acima!
Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!