post_thumbnail

Os problemas mais comuns das tomadas

23 de novembro de 2022

Os problemas comuns que podem ocorrer em tomadas

Existem alguns problemas comuns de tomadas que são simples de se resolver, bastando, apenas, fazer a troca da saída de energia.

Porém, em alguns casos, é normal que uma tomada danificada apresente um defeito não por conta de que essa esta comprometida, mas sim por conta de que a sua rede elétrica esta com alguma anomalia.

A seguir, listamos alguns problemas que são normais de se acontecer ao longo do tempo, e se podem, ou não, indicar dores de cabeça maiores. Ao começar por:

1 – Curtos

Os curtos são relativamente comuns em tomadas. E não é preciso que uma saída elétrica esteja em uso há muito tempo para que isso ocorra.

Apesar das chances serem baixas, é possível que você acabe comprando alguma que veio com defeito, por exemplo.

E mesmo que não seja o caso acima, existem outras situações do cotidiano que levam a ocasionar esse defeito, como um encaixe forçado, ou colocar algo indevido nos plugs da tomada. Até mesmo água pode cair em uma saída de energia, sem que sequer percebamos.

2 – Desgastes

O desgaste da tomada faz com que ela apresente outros problemas além de curtos. É comum que um desgaste venha ocorrer por conta de tempo de uso, umidade na parede ou má utilização da saída.

Geralmente, quando uma tomada apresenta sinais de desgaste, é comum que a ela não transmita eletricidade ou tenha um mau contato constante.

3 – Variações de energia

A variação de energia é o sinal mais comum de que o problema, na verdade, não é a tomada em si, mas sim a rede elétrica de sua casa.

O sinal de que algo está errado é quando eletrodomésticos que apresentam certo desempenho param de funcionar corretamente, como se estivessem mais “fracos”, como o ventilador, por exemplo. Geralmente, isso ocorre devido à variação.

E o contrário também é verdade. Se você coloca um carregador de celular na tomada e ela “pipoca”, pode ser o caso de uma variação elétrica.

Como resolver estes problemas?

Para resolver estes problemas, nem sempre é preciso entrar em contato com um eletricista. 

Acontece que muitas das anomalias citadas acimas podem ser prevenidas com uma simples manutenção periódica. O interessante é trocar as saídas de energia da casa uma vez a cada 5 anos, caso nenhuma delas apresente problema.

Inclusive, essa também é a solução mais viável para arrumar a maioria das adversidades relacionadas a tomadas.

Porém, caso seu problema persista ou surja após colocar a nova tomada, é preciso entrar em contato com um eletricista, para que ele possa avaliar toda a rede elétrica da casa e qual a fonte das dores de cabeça.

Agora, você está ciente dos problemas que uma tomada pode causar!

Como vimos ao longo do artigo, a ausência de manutenção preventiva de uma tomada pode ocasionar em problemas graves na sua rede elétrica, podendo o forçar até ter de contratar um eletricista para solucioná-los. Serviço este que, dependendo da complexidade, não será barato.

Por isso, sempre se mantenha atento e tente conferir e trocar as tomadas de tempos em tempos. Assim, as futuras dores de cabeça são evitadas.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!