post_thumbnail

Planos para reforma: como fazê-los de maneira efetiva

7 de novembro de 2022

O que devo levar em consideração ao fazer meus planos para reformar?

Fazer o planejamento da sua reforma é algo que exigirá o máximo de sua atenção, devido à quantidade de fatores que precisam ser levados em consideração para garantir que a reforma ocorra em seus conformes.

Porém, essa quantidade de informação pode acabar comprometendo o seu foco. Além disso, é muito fácil se perder no meio de tantas informações que será preciso levantar, o que pode ocasionar o esquecimento de uma etapa importante.

Por isso, é importante que você entenda quais conceitos deve focar desde o inicio dos seus planos.

Criando o planejamento do zero

Criar um plano do zero é difícil, principalmente se você não tem nenhuma experiência com reformas.

Por isso, separamos os três tópicos mais importantes a se prestar atenção logo no começo do seu planejamento. Assim, já se torna mais simples de começar com o pé direito.

Estes tópicos são:

Estipule o tamanho da reforma e o valor que deseja investir

O valor e o tamanho da reforma estão fortemente atrelados. Afinal, o preço que lhe será cobrado para realizar a obra é proporcional ao tamanho da mesma.

Essa é, sem dúvida, a etapa mais importante. Isso por que é aqui onde você irá definir todos os custos, indo desde material até mão de obra qualificada.

Fora que este fator também o permitirá saber se está havendo desperdício dos materiais adquiridos.

E mesmo que em um futuro possa ocorrer um imprevisto e seja necessário adquirir mais produtos para concluir a obra, com toda a parte financeira feita de antemão, fica mais fácil de localizar e comprar o que estiver faltando.

Avalie qual estilo deseja implementar na casa ou cômodo reformado

Procurar pelo estilo e os materiais que o irão permitir fazê-lo em sua casa é fundamental nos seus planos para reforma.

Esse é outro ponto determinante para o custo. Além de impactar diretamente no valor que será preciso colocar para que a casa fique da maneira que deseja.

Fora que, uma vez que você decidiu qual será o custo da obra, é bem mais simples procurar pelas decorações, visto que já há uma quantia estipulada que será gasta.

Procure por arquitetos para validar o seu planejamento, e não pedreiros.

Se você está se perguntando se é possível fazer o que deseja, procure um arquiteto, e não o pedreiro.

O problema do pedreiro é que, para grande maioria destes profissionais, sempre “é possível” fazer no valor estipulado. E isso faz com que múltiplos problemas ocorram ao longo da obra, como falta de material, por exemplo.

O arquiteto será capaz de dizer, com exatidão, se a quantia estipulada realmente é capaz de cobrir os custos da reforma. E, caso não cubra, ele lhe dirá o que é preciso fazer e o adicional que é preciso investir para que o resultado final seja do seu agrado.

Agora você sabe o que precisa para criar o seu plano para reforma!

Cada um dos pontos abordados é indispensável para evitar problemas ao longo da sua reforma. Adversidades em obras são comuns, mas é sábio evita-las ao máximo.

Mesmo que as chances de ocorrências nunca seja zero, é importante diminuí-las o máximo que conseguir. Reformas podem se tornar verdadeiras dores de cabeça se não forem bem planejadas.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!