Plantas e animais de estimação: como evitar problemas em casa?
8 de março de 2022Plantas e animais de estimação: identificando as melhores espécies verdes
Um dos maiores receios de quem tem animal de estimação é colocar uma planta em casa que seja tóxica para o bichinho. Afinal, existem muitas espécies que, se ingeridas, podem levar o pet à morte. Então, selecionamos abaixo opções verdes para você adquirir sem medo:
- Calatheas: gostam de pouca luz e água moderada. Todas as espécies de Calatheas são consideradas pet friendly, assim, não fazem mal a gatos nem a cachorros;
- Bromélias: além de muito bonitas, as bromélias são super seguras para os animais de estimação;
- Camomila: ótima planta para fazer chá e não vai causar nenhum mal ao seu bichinho;
- Valeriana: essa planta com poder medicinal é ideal para quem tem gato em casa, pois os deixa bem alegres e brincalhões;
- Chifre-de-veado: um espécie com folhas bem diferentes que vai dar um toque especial na decoração sem causar mal aos animais. Gostam de muita luz solar;
- Pachira: outra espécie fácil de cuidar, só precisa de bastante luz, e que é pet friendly;
- Fetos-de-boston: bonita, com baixa manutenção e muito segura para os animais.
Plantas e animais de estimação: como manter o jardim intacto
Agora você já conhece diferentes opções de plantas que não são tóxicas para pets e pode começar a montar um jardim em casa. Porém, como dar início a esse projeto verde caso o seu bichinho seja daqueles agitados, que tendem a destruir tudo o que veem pela frente? Siga as dicas abaixo, pois elas vão ajudá-lo a lidar com essa situação.
Canse o seu animal de estimação
Um bicho cheio de energia vai buscar maneiras de se distrair e ele pode ver no jardim uma ótima opção de brincadeira. Assim, caso não queira que ele quebre as plantas ou escave a terra, saia para passear com seu cachorro, brinque com seu gato, interaja com o pet. O objetivo é fazê-lo ficar cansado divertindo-se com você e, assim, deixar as plantas de lado.
Deixe ele cheirar as plantas
É importante que o animal cheire qualquer planta nova que você trouxer para casa. Ele precisa verificar o que está entrando no território. Isso fará com que fique menos curioso ou propenso a fazer bagunça no jardim. Lembre-se, porém, de sempre estar por perto durante esse primeiro contato.
Coloque as plantas em um local mais elevado
Outra dica válida é usar barreiras físicas para dificultar o acesso do pet com as plantas. Sendo assim, você pode colocar seus vasos em prateleiras bem acima do chão ou fazer canteiros com bordas mais elevadas.
Busque por um adestrador
Caso seu animal de estimação seja muito rebelde e as dicas anteriores não funcionem, vale a pena procurar um adestrador. Dessa maneira, o profissional vai utilizar técnicas específicas para melhorar o comportamento do animal.
Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Temos certeza que ele vai ajudá-lo a ter muitas plantas em casa sem enfrentar problemas com os animais de estimação.
Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos. Até mais!