post_thumbnail

Por que o impermeabilizante é tão importante?

6 de junho de 2022

A função do impermeabilizante na construção

A função básica de um impermeabilizante é fazer com que os materiais da construção não entrem em contato direto com a água, seja ela da chuva, do chuveiro, de canos etc.  Sendo assim, ele protege a estrutura do imóvel e aumenta sua durabilidade. 

Quando não é feita uma correta impermeabilização na obra, ela pode apresentar diversos problemas. Entre eles: oxidação de grades, aparecimento de mofo e mancha nas paredes, desprendimento de azulejos e cerâmicas e até desabamentos.  Afinal, a umidade corrói rapidamente a estrutura.

Onde aplicar o impermeabilizante?

O impermeabilizante pode ser aplicado em qualquer lugar que vá ter contato direto com água. Isso inclui: paredes externas, lajes, caixas d’água, piscinas e piso. Contudo, cada área deve receber um produto específico. Então, você precisa conversar com profissionais especializados para saber o que aplicar.

Em termos de ambientes da casa, o banheiro é o principal local que deve passar por um processo de impermeabilização. 

Banheiro 

O banheiro é um cômodo que está sempre em contato com a água: você toma banho, escova os dentes, dá descarga no vaso sanitário. E todos esses processos deixam o ambiente úmido, fazendo com que partículas de água penetrem no rejunte e no revestimento do teto. 

Desse modo, vale a pena colocar mantas impermeabilizantes nas paredes, antes da aplicação dos azulejos. O rejunte deve ser próprio para o contato com a água e o forro do teto deve ser revestido com uma tinta látex acrílica, de preferência antimofo. 

Todos esses processos não representam um grande custo na obra final. Na verdade, correspondem a menos de 1% do orçamento. Apesar disso, possuem um grande impacto positivo na manutenção do ambiente, evitando gastos em longo prazo. 

Tipos de impermeabilizante 

Como mencionamos, cada parte de uma obra deve receber um tipo específico de impermeabilizante. Todos esses produtos, no entanto, podem ser divididos em dois grandes grupos: rígidos e flexíveis. 

Flexíveis

Os impermeabilizantes flexíveis são aqueles que acompanham variações estruturais. Ou seja, podem alargar ou encolher de acordo com o movimento da edificação. Em geral, são utilizados em locais afetados pela variação climática, que trepidam ou com materiais que dilatam facilmente.

Aqui entram as borrachas líquidas, as mantas aplicadas em asfaltos e as membranas acrílicas e de poliuretano. 

Rígidos 

O impermeabilizante rígido tem como principal característica integrar-se completamente à estrutura da construção. Portanto, ele pode ser encontrado em forma de argamassa, concreto e tintas. 

Esse tipo de produto consegue bloquear bem a água, porém não terá tanto efeito em áreas que estão mais propensas a movimentações estruturais.

Bem, chegamos ao final do post de hoje. Como você percebeu, fazer uso do impermeabilizante em uma obra é importante para evitar diversos problemas de estrutura. Então, dê atenção a isso no desenvolvimento do seu projeto. 

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos que estão reformando ou construindo uma casa. Até mais!