Textura de parede: conheça os principais tipos disponíveis
30 de setembro de 2021Utilizar uma textura de parede pode mudar completamente a aparência da sua casa, provocando diversas sensações nos moradores e nas visitas que chegam ao local. Sendo assim, é muito importante conhecer quais são os tipos de texturas disponíveis no mercado. Dessa forma, você conseguirá encontrar a opção que melhor atende aos seus objetivos, evitando frustrações e gastos financeiros.
Ao longo do post de hoje, vamos conversar exatamente sobre esse tema. Você vai entender o que é uma textura, quais são as mais comuns e como criá-las. Venha com a gente!
O que é uma textura de parede?
As texturas nada mais são do que técnicas de pintura que criam diferentes aspectos em uma parede. Elas ajudam a imitar pedras, veludo, areia,, cimento, concreto, entre outros. Sendo assim, pode-se dizer que são o “papel de parede das tintas”, como ressaltou o arquiteto e designer Murilo Sgorlon.
Quais os principais tipos de textura de parede?
Existem inúmeras formas de criar textura de parede. Algumas, inclusive, nem têm um nome ou uma técnica específica. Afinal, você mesmo pode desenvolver sua própria técnica. Contudo, em termos profissionais, há tipos de textura bem determinados e que precisam ser feitos por profissionais capacitados.
Cimento queimado
Uma textura de parede extremamente popular é o cimento queimado, que é ótimo para quem gosta de ambientes com uma decoração industrial. Isso porque ele transmite sobriedade e um aspecto clean ao espaço.
Para conseguir esse efeito da forma original, basta aplicar o pó de cimento em uma superfície já lisa. Porém, o aspecto só fica interessante se você contratar um profissional altamente especializado.
Por conta da especificidade, as marcas de tinta resolveram facilitar a vida das pessoas criando versões prontas que já dão o tal aspecto do cimento. Assim, basta chamar um pintor experiente.
Espatulado
A textura espatulada pode se apresentar de diversas maneiras: em forma de ondas, com aspecto riscado, em alto relevo etc. Para elaborá-la, basta utilizar uma desempenadeira dentada ou lisa que tenha abas.
Aveludado
A textura aveludada deixa a parede com o aspecto do tecido do veludo, ou seja, brilhante e macio. Ela transmite elegância e um certo aconchego aos ambientes em que é aplicada. Para fazer esse efeito, você precisa escolher uma cor bem escura e fosca. Depois de aplicar a tinta e deixar secar, utilize um verniz acrílico incolor na parede.
Chapisco
O chapisco é um textura de parede muito usada em muros ou na área externa de casa. Isso porque ele é bastante rústico. Para ter o efeito desejado, basta usar cimento misturado com água e areia e ir salpicando a massa na superfície onde vai aplicar a técnica.
Aço corten
Essa técnica imita a aparência de uma chapa de aço envelhecida e enferrujada. Muitas vezes, ela é usada em áreas externas, mas também pode ser aplicada dentro de casa, principalmente se você gosta de algo mais rústico.
Para fazer a textura de aço corten, basta comprar a massa pronta com esse aspecto e aplicar na superfície usando o tipo de material que preferir.
Bem, esperamos que o texto de hoje tenha sido útil para você que está pensando em reformar a sua casa. Como deu para notar, existem diferentes tipos de textura de parede que passam sensações variadas e podem ser feitas de maneiras diversas. Escolha a que mais gosta e transforme o ambiente que desejar.
Aproveite e compartilhe este texto com os seus amigos que também se interessam por decoração.