post_thumbnail

A diferença entre broca de madeira e de concreto

16 de janeiro de 2023

A diferença entre broca de madeira e de concreto

Apenas olhando, uma pessoa que nunca furou uma parede em sua vida sequer vai saber se a broca que está vendo é para concreto ou madeira.

E mesmo que já tenha furado, a quantidade de pessoas que ainda se confundem em relação ao tipo da broca não é baixa.

Para entender as principais diferenças entre ambas, é preciso saber o que acontece caso você use a broca errada na situação errada.

O que acontece caso use uma broca de madeira no concreto?

Diferente da madeira, o concreto é um material muito mais resistente, que demanda mais força e resistência da broca.

Se você se pergunta o que pode acontecer caso tente utilizar a broca para madeira em uma parede, por exemplo, existem inúmeras respostas. E essas são bem simples.

Por conta da menor resistência, sua broca pode quebrar, a furadeira poderá superaquecer ou, ainda, é possível que queime o aparelho, uma vez que ele fará mais força para suprir a diferença do material.

Resumindo, provavelmente você não terá nada além de prejuízo.

E se eu usar uma broca de concreto na madeira?

Por se tratar de uma broca mais resistente quando comparada com a feita para madeira, a desenvolvida para concreto irá perfurar a superfície com mais força.

Porém, isso não é, nem de longe, uma vantagem. Na verdade, é o contrário.

Serviços realizados em madeira precisam contar com uma maior precisão e delicadeza. Diferente do concreto, um pedaço de pau pode sofrer com variadas adversidades ao depender da maneira que se manuseia.

Dois problemas muito comuns causados pela falta de conhecimento das diferenças entre as brocas são as rachaduras e quebras da madeira, comprometendo todo o trabalho que seria feito.

Brocas para cada ocasião

Agora que já entende os resultados de utilizar a broca errada na situação errada, a baixo trouxemos 2 modelos distintos de brocas, assim como algumas especificações, para lhe ajudar na hora de escolher o material que precisa usar para trabalhar. Começando por:

Broca de três pontas (madeira)

Fabricada em aço carbono para aguentar o calor gerado pelo atrito, a broca de três pontas é ideal para madeiras.

Enquanto que a ponta central serve como guia, as outras duas é que fazem a função de perfuração.

Essa broca é utilizada em todas as espécies de madeiras, indo das mais duras até as mais macias.

Broca Serpentina (madeira)

A serpentina não possuiu tanta diferença das três pontas, podendo fazer o mesmo trabalho de forma muito parecida.

Entretanto, essa é a única broca que consegue desempenhar bem em madeira úmida, proporcionando uma perfuração com acabamento elevado.

Broca de Widea (concreto)

Sendo a mais versátil de nossa lista, a Widea pode ser utilizada em alvenaria e mármore, além do concreto. Dependendo de sua especificação, ela pode ser mais ou menos dura, afiada ou não.

Ela sempre será a melhor escolha em caso de materiais mais resistente. Além disso, graças a sua ponta em forma de flecha, ela evita que o pó da perfuração trave a broca, fazendo um trabalho rápido nas situação correta.

Broca SDS-PLUS e SDS-MAX (concreto)

Essa trata-se de uma broca profissional, desenvolvida para furar concreto, granito, mármore, basalto, tijolo e materiais de alvenaria em geral.

Assemelhando-se a Widea, a SDS-PLUS e a SDS-MAX dispõe, como diferencial, um sistema de encaixe especial que previne eventuais deslizes durante a perfuração. Além disso, ambas são mais resistentes que as comuns.

Entre elas, a Plus foi desenvolvida para martelos de classe até 4 kg, enquanto a Max é feita para martelos superiores a esse peso, aumentando a capacidade de diâmetro da perfuração.

Agora você sabe quando deve usar cada broca!

Como vimos ao longo do artigo, as brocas devem ser utilizadas em situações específicas para qual foram criadas, já que, no cenário errado, além de não ajudarem podem lhe custar bem caro.

Tome cuidado com o modelo de broca que escolherá antes do trabalho, para que tudo saia em seus conformes!

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais!