Sustentabilidade na construção: entenda a importância
3 de março de 2023Por que sustentabilidade na construção é tão importante?
O conceito da sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, tudo que envolva o projeto leve a um menor impacto ambiental.
Procurar por maneiras de reutilizar o material, reduzir desperdícios, encontrar métodos de aproveitar a iluminação natural, entre outros, são processos que fazem parte da criação de uma obra sustentável.
E se você acredita que isso daria mais trabalho, pode se surpreender com o quão vantajosa a sustentabilidade na construção pode ser.
As vantagens da sustentabilidade na construção
Quando aplicamos o conceito da sustentabilidade dentro da construção civil, é preciso entender o seu impacto positivo e o porquê dela ser benéfica.
Trazendo uma série de benefícios para aqueles que resolvem investir no conceito, podemos destacar as seguintes vantagens para uma obra sustentável:
- Redução de desperdício dos materiais gastos ao longo da obra;
- Redução de gastos, devido ao reaproveitamento dos materiais e otimização de processos;
- Maior conforto para o proprietário que adquiriu a casa, devido aos cuidados arquitetônicos que envolvem fatores ambientais, tal como a iluminação natural da casa, por exemplo;
- Maior conforto e apelo visual;
- Argumento de vendas sólido, possibilitando um maior lucro em relação ao investimento.
Essas vantagens acima não são à toa. As tecnologias sustentáveis não procuram apenas reduzir o consumo de matéria-prima e minimizar o impacto no meio ambiente. Elas também buscam unir estes dois fatores com uma maior eficiência dentro do processo da obra e um jeito de baratear o valor total do projeto.
Ou seja, aderindo a este tipo de prática, sua empresa irá gastar menos em todas as suas atividades, além de levar uma imagem positiva e marcante para o mercado de que você se preocupa com o meio ambiente e com a importância da sustentabilidade.
Incentivo fiscal em obras sustentáveis
O incentivo fiscal é outro beneficio poderoso de uma obra sustentável. Ele é tão importante que é necessário explica-lo a parte.
O incentivo fiscal nada mais é que, caso uma obra apresente fatores que comprovam de que essa é uma construção verde, ela é contemplada com alguns descontos em impostos fiscais. Além disso, ela ainda poderá contar com financiamentos mais fáceis de serem aprovados.
Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, existe uma série de incentivos econômicos para produtos ambientalmente conscientes.
Ainda que no Brasil os incentivos não sejam tão eficientes quando comparados com o da Alemanha, por exemplo, eles já são o suficiente para ajudar a reduzir a carga tributária em uma obra verde.
Agora você sabe por que a sustentabilidade na construção é tão importante!
Como vimos ao longo do artigo, a sustentabilidade na construção tem grande relevância, e não apenas pelo quesito do conceito.
Ser sustentável já passou de tendência para padrão, e em breve, ao que tudo indica, será uma necessidade para que possamos seguir em um futuro que prejudique cada vez menos o planeta e o preserve para as futuras gerações.
Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais!