post_thumbnail

Tijolo ainda é um bom investimento?

11 de janeiro de 2023

Vantagens e Desvantagens de construir com Tijolo

O tijolo possui uma série de defeitos que poderiam, sim, inviabilizar seu uso se fossemos observar apenas estes.

Entretanto, suas vantagens o tornam bastante benéfico, sendo bem interessante em determinadas situações.

Porém, é preciso adiantar que tijolos somente valem a pena em reformas ou pequenas construções, como poderemos ver ao observar mais de perto suas vantagens e desvantagens.

Vantagens do tijolo

O tijolo oferece os seguintes benefícios:

Isolamento Térmico

O tijolo é um dos melhores isolantes térmicos existentes, superando até mesmo o bloco de concreto. Este é um componente importantíssimo para evitar o frio e o calor extremo dentro da casa.

Por isso, é interessante utilizá-lo em conjunto com os próprios blocos, ao invés de construir um como unicamente com estes. Assim, você garante uma maior resistência e durabilidade para a estrutura da casa.

Isolamento acústico

Se você quer isolar som, o tijolo é uma ótima pessoa. Claro que ele não substitui outros materiais isolantes. Porém, utilizá-lo com esses materiais permite construir uma camada grossa de isolamento, impedindo que grande parte do som saia.

Alta variedade de material

O tijolo conta com uma alta variedade em seus tipos, tornando ele adaptável para variadas situações. De maneira geral, eles contam com grande similaridade. Porém, cada um é especializado ou tem preparos diferentes.

Inclusive, existem aqueles que são melhores para sustentar estruturas ou mais efetivos em quesito de isolamento, por exemplo.

Desvantagens do tijolo

Já como desvantagens, o tijolo conta com as seguintes:

Irregularidade e fragilidade

Todos vão concordar que é muito mais fácil partir um tijolo do que um concreto, correto?

Isso por que a matéria prima do tijolo é o barro que, ao ser preparado de uma determinada maneira, resulta no bloco.

A variedade que esse produto apresenta também traz, consigo, diversas irregularidades, que podem aumentar ao diminuir ao depender do processo de fabricação. E quanto mais irregular for um tijolo maior será sua fragilidade.

Alta propagação de mofo

Existem diversos fatores que levam uma parede ao mofar. Porém, o tijolo é um material que não lida bem com mofo. Principalmente em lugares úmidos.

Isso por que a umidade compromete toda sua composição. Para construir uma parede de tijolos que aguente ambientes úmidos, será preciso investir em uma grande quantidade de cimento, mão de obra e impermeabilizante.

Quais casos o tijolo é mais recomendado?

Tijolos são bons investimentos, desde que você saiba o que deseja.

Levantar um muro, isolar um determinado quarto, aumentar a resistência climática da sua casa. Todos esses são exemplos válidos de onde o tijolo pode brilhar.

Ele deve ser usado como coadjuvante em uma obra, complementando a construção. Principalmente se você quer economizar, visto que erguer uma parede de tijolos é muito mais caro do que uma de bloco de concreto.

Alguns tipos diferentes de tijolo

Entre os variados tipos de tijolo, existem três que são os mais utilizados atualmente. São estes:

Tijolo baiano

O tijolo baiano é frágil, não sendo útil para suportar cargas estruturais. Porém, além de ser o mais barato do mercado, ele também é utilizado como vedação, se destacando no quesito isolamento de som.

Tijolo solo-cimento 

Também conhecido como tijolo ecológico, o solo-cimento é o melhor para suportar cargas estruturais. Além disso, seu processo de fabricação não agride o meio ambiente.

Outro ponto positivo deste é que ele lhe ajuda a economizar com alvenaria e mão de obra, visto que, quando comparado com outros tijolos, ele é uniforme, o que evita desperdício de material.

Tijolo comum

Por fim, o tijolo comum se destaca por sua versatilidade. Ele é um ótimo meio termo entre o solo-cimento e o baiano, mas não é excelente em determinadas situações, como os outros dois.

Além disso, este ocasiona maiores gastos com mão de obra, visto sua irregularidade dimensional. Fora que, independente da habilidade do pedreiro, esse tijolo deixa irregularidades.

O tijolo ainda vale a pena!

Como vimos ao longo do artigo, o tijolo é um investimento que, ao depender do tamanho e do tipo de construção que será feita, ele é realmente melhor do que um bloco de concreto.

Mas, é preciso reforçar que, ele não substitui um bloco de concreto. Tijolo deve ser utilizado em conjunto com outros materiais, para que a estrutura não se comprometa ao longo do tempo.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais!