post_thumbnail

A importância do fio-terra

23 de fevereiro de 2023

Ainda que hoje muitos entendam que o fio-terra nada mais é que um sistema de defesa para você e os aparelhos elétricos de sua casa, por muito tempo esse foi ignorado e negligenciado nas construções.

É muito comum andar por anteriores ou bairros com casas antigas e tais casas não possuírem o aterramento. Ou, ainda, contar com o sistema, mas esse estar tão velho que já não é mais capaz de atuar como deveria.

O fio-terra é a linha de defesa que irá impedir que quedas de energia e descargas elétricas queimem os eletrodomésticos tal como geladeira e televisão de sua casa.

Além disso, esse sistema também vai proteger os residentes, que poderão ligar algo no tomada ou ascender uma lâmpada sem ter medo de levar um choque. Acidente esse que pode ser fatal.

Características

O fio-terra, em um aparelho, tem, por obrigação, ser da cor verde e amarela ou somente verde.

Além disso, tal fio é composto por cobre. A base do aterramento fica abaixo da casa e, caso aja descarga elétrica, a corrente será levada até o pedaço de cobre dentro da terra, que, por sua vez, irá descarregá-la, impedindo que prejudique tudo e qualquer coisa dentro da casa.

Objetivo

Os objetivos do aterramento são:

  • Assegurar que tanto os eletrodomésticos quanto as pessoas da casa permaneçam seguras;
  • Fazer escoar as cargas estáticas para a terra;
  • Tornar equipamentos de proteção a descargas elétricas mais sensíveis, aumentando a segurança do que estiver ligado a estes.

O circuito elétrico e o aterramento

Todo e qualquer circuito elétrico bem projeto deve ter ligação com o sistema de aterramento da casa.

Isso significa que, enquanto é projetada a construção da casa, cabe ao engenheiro e arquiteto fazer um sistema de aterramento adequado para a instalações, buscando minimizar todos os efeitos destrutivos das descargas elétricas nos equipamentos. Fora proteger os residentes de choques.

Por isso é que as tomadas são dotadas de três pinos, sendo dois destes destinados a rede e o do meio, ao fio-terra.

Onde o fio-terra deve ser utilizado?

O fio-terra é utilizado em qualquer tomada ou ponto de saída de energia que estejam espalhados pela casa, independe do ambiente. Isso garante que qualquer equipamento que seja conectado terá ligação ao sistema de aterramento.

Aterramento este que, nas instalações atuais, é obrigatório. Sua função de proteção de equipamentos eletrônicos é mais do que necessária para prevenir prejuízos devido à falta ou queda de luz.

Além disso, ele também evita curtos e choque elétricos, prevenindo acidentes que possam levar alguém a ter uma parada cardíaca devido à descarga elétrica.

Fio terra deve estar presente em todos os projetos!

Como vimos ao longo do artigo, o fio-terra é um componente importantíssimo para qualquer casa. É graças ao aterramento que evitamos diversos problemas elétricos dentro de nossa residência, que poderiam causar desde prejuízos a acidentes!

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!